Quem sou eu

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cuidados Especiais para Joelhos Femininos

Hoje já se sabe que o treino feminino tem que ser diferente do treino masculino na corrida. Essa diferenciação pode significar, além de melhores resultados, mais proteção contra lesões.

Joelhos femininos são mais suscetíveis a lesões que joelhos masculinos. Isso acontece por causa de uma diferença anatômica estrutural entre os sexos que começa no formato do quadril. A bacia tem basicamente 2 funções: sustentar o tronco e órgãos internos, tanto para homens quanto para mulheres. Mas a região possui uma anatomia diferenciada para elas, que permite a passagem do feto na hora do parto, além de proteger o sistema reprodutor. Por isso, os ossos da área são mais largos.

Isso se reflete em uma angulação maior entre os ossos do fêmur e da tíbia, criando um formato em "X" nos membros inferiores, ou seja, com os joelhos para dentro e os pés mais afastados do corpo para se equilibrarem com os quadris. Assim, ao pisar no chão, as mulheres tendem a aumentar o ângulo da passada, fazendo um movimento diferente do masculino ao caminhar.

Na hora da corrida, essa alteração anatômica traz uma série de diferenças para a Corredora. Ao caminhar, sempre temos um dos pés no chão. Já na passada da corrida, existe a fase aérea, quando não temos qualquer contato com o solo. Ao devolver o pé ao chão, acontece um impacto nos membros inferiores que, nas mulheres, pode ser mais desgastante para as articulações.

Esses padrões podem ser considerados fatores de predisposição para alguns tipos de lesões, principalmente em esportes que exigem movimentos repetitivos, como a corrida.

Para evitar as lesões e a queda de desempenho que as alterações estruturais podem trazer às Corredoras, é sempre bom estar atenta a possíveis sinais de machucados e realizar sessões de fortalecimento específicas para proteger a região do impacto. O alongamento e o fortalecimento dos membros inferiores são fundamentais para evitar desequilíbrio e compensações. Trabalhos de equilíbrio também ajudam na melhor distribuição da sobrecarga nos membros inferiores, evitando lesões.

Apesar dessa estrutura anatômica das mulheres favorecer surgimento de lesões, profissionais da área de Educação Física afirmam que elas são as que menos se machucam porque são mais cuidadosas e preocupadas com a melhora gradativa de desempenho. O importante é não insistir em correr muito forte sem a preparação adequada. Trabalhando com cuidado e de forma gradativa, a chance de lesões é consideravelmente menor.

Fonte: Revista W Run

Nenhum comentário: