Quem quer desenvolver músculos e ter um corpo definido, deve estreitar laços com as proteínas. Como componente estrutural das células do corpo, a proteína está em todo lugar: anticorpos, enzimas, alguns hormônios, glóbulos vermelhos, cabelo, todos os tecidos, paredes dos órgãos, além de serem fonte de energia.
Apesar de indispensável ao corpo, não existe o conceito de "quanto mais, melhor". Uma pessoa sedentária deve ingerir diariamente, em média, 0,8 g a cada quilo de peso. Uma mulher praticante de atividade física, deve consumir de 1,2 a 1,8 g/kg, por dia.
A proteína consumida em excesso será utilizada para a produção de energia, com substância tóxicas de resíduo, como a amônia. Os rins e fígado também são sobrecarregados e o organismo passa a funcionar de forma desequilibrada, pois entende que há falta de alimento. Com isso, diminui a utilização de gordura como fonte de energia.
As fontes vegetais de proteína são de boa qualidade apesar das proteínas animais serem melhores. Ovos, leite e derivados, como o queijo, são boas opções para suprir a necessidade protéica do organismo. Para os que não ingerem alimentos de origem animal, feijão, soja e brócolis são boas alternativas.
Combinar proteína com carboidrato aumenta o desempenho durante a atividade física. Estudos comprovam que o carboidrato ajuda a proteína a trabalhar de forma mais eficiente, facilitando a absorção dos aminoácidos pelo organismo. A proporção deve ser de 4g de carboidrato para cada 1g de proteína.
E há ainda uma excelente notícia: consumí-la de forma correta não trará apenas músculos mais firmes e melhor rendimento na corrida. A proteína na quantidade correta também torna a pele mais bonita e saudável e diminui a produção do hormônio que nos faz sentir fome, aumentando a sensação de saciedade!
Alimentos ricos em proteína: queijo (magro, de preferência), leite, grão-de-bico (entre os vegetais, este é um dos mais ricos em proteínas), grão de soja, feijão, laticínios, iogurte, peixe (a carne mais rica em proteína é a de peixe; 90g de atum contêm 22 g de proteína).
Fonte: REVISTA W RUN
Nenhum comentário:
Postar um comentário