Quem sou eu

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Esteira ou Rua?

Existe um eterno debate sobre o que é melhor: correr na rua ou correr na esteira. Ambos os treinos têm sua importância, vantagens e desvantagens.

Para os que querem evoluir na corrida e participar de provas de rua, é importante que se treine na rua e na esteira pois existem diferentes ênfases de solicitações musculares nos 2 tipos de treinos.

Quando se corre na esteira, quem empurra o chão para trás é o motor. Já na rua é a nossa perna quem faz este trabalho. Na rua, a musculatura responsável por estender o quadril - movimento que corresponde ao momento em que o pé toca o chão - será mais solicitada. E além de exigir mais da musculatura, exige-se mais também do sistema cardiovascular (controle da respiração e frequencia cardíaca).

Isso quer dizer então que o treino de esteira é fácil e não ajuda na evolução? Não, de forma alguma!

O esforço na rua é realmente maior mas o treino de esteira te possibilita uma regularidade e controle de velocidade que você não consegue alcançar na rua. Na esteira, é você quem determina a velocidade, os ritmos de início, meio e fim. Na rua, você não mantém a mesma regularidade seja pela imperfeições do terreno, pelas interferências externas ao seu redor (pessoas, sons, odores, etc), seja pelo fato de que você não tem um painel eletrônico à sua frente que não te deixa oscilar a velocidade.

A esteira é também bastante indicada para os que ainda não estão com a estrutura muscular fortalecida e definida já que o impacto nas articulações é menor. E caso já tenha a musculatura mais fortalecida, você pode compensar o menor impacto no treino de esteira, aumentando a inclinação e velocidade do equipamento para simular, ao máximo, o treino na rua.

Em resumo, pode-se citar as seguintes vantagens e desvantagens, além das descritas anteriormente:

NA ESTEIRA...


- O deslocamento é na vertical, pois o chão se movimenta e o Corredor faz movimentos para cima, como se estivesse saltando. O problema é que, com o tempo, isso pode causar alguma lesão por movimento repetitivo. 

- Você tem controle total sobre a sua corrida. Você determina a velocidade, a distância, a inclinação, tem uma noção do gasto de calorias ao final do treino. 

- Treino de tiro é super importante para alavancar seu desempenho na corrida (já falamos disso em outro post). Treinar tiros na esteira te dá muito mais visibilidade do seu desempenho e, de novo, garante regularidade no parâmetro que você se propõe a cumprir no tiro (tempo ou distância).

- Quando o assunto é a meteorologia, sem dúvidas a esteira sai na frente! Ameniza o calor, a temperatura ambiente faz com que o seu corpo alcance um melhor rendimento e, nos dias de chuva, você pode correr sem problemas.

NA RUA... 

- Neste caso, o deslocamento é para frente e por isso algumas partes do corpo são melhor trabalhadas, como a panturrilha e o quadril, responsável por impulsionar o corpo. A vantagem é que o esforço é maior e, conseqüentemente, o gasto calórico também.

- Se na esteira o monitoramento é completo, na rua, a história não é bem essa. Mas, existem alguns equipamentos que podem te ajudar como, por exemplo, um frequencímetro, que mostra a freqüência dos seus batimentos na velocidade e na distância percorrida.

- Quanto às condições climáticas, o vento pode ser um problema no seu treino principalmente se você for muito leve. O sol também contribui negativamente pois faz com que seu corpo gaste energia mais rapidamente do que o normal.


Agora é com você! Pode escolher correr na rua ou na esteira consciente das perdas e ganhos.

Na minha opinião, mais uma vez, vale uma regra básica: equilíbio! Eu faço treinos diferentes de corrida 4 ou 5 vezes por semana, depende do meu tempo disponível para os treinos. Sendo assim, corro, no mínimo, 2 vezes na esteira e 2 vezes na rua. Se consigo fazer o 5º treino de corrida da semana, ele é sempre na esteira. Minha evolução nos últimos anos vem dessa combinação bem variada de treinos de corrida, aliada a 2 ou 3 sessões de 30 mins de musculação na semana.

O mais importante é que você não deixe de se exercitar!


Fonte: Revista W Run e Site "Sua Dieta"

Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo post!
Como voce bem disse, a esteira leva vantagem no quesito clima, ainda mais quando la fora esta fazendo -12C!! hehehe
bjos,
Bernardo