Quem sou eu

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aqui se faz, aqui se ganha

Li hoje esta crônica do Antônio Prata, escritor e blogueiro que confessa já ter sido sedentário e barrigudo mas que encontrou na corrida a saída para ficar em forma, e logo quis dividir com vocês.

A crônica publicada na Runners, nos presenteia com a conclusão óbvia de que a recompensa na corrida vem quando o esforço vem primeiro. Diferentemente de outros campos na nossa vida em que o esforço não obrigatoriamente representa resultado, na corrida isso é uma regra: suou? treinou? se dedicou? abriu mão de algumas coisas? Então vai ganhar outras coisas ainda melhores!

Segue a crônica de Antônio Prata que vai contar isso de forma mais poética.


Na Corrida não tem pistolão: treinou direito, você é promovido!

Na minha carreira de cronista, aprendi que o leitor que escreve a uma revista quer:
(a) reclamar de algo que leu
(b) elogiar e pedir mais de tal assunto

É, essencialmente, alguém que demanda. Já o leitor da Runners está interessado, antes de mais nada, em compartilhar suas experiências. Ele quer contar como começou a correr, como perdeu tantos quilos em tanto tempo, o que sentiu ao cruzar a linha de chegada da primeira prova (seja de 5km ou uma maratona). É, como todas as pessoas contentes, alguém que oferece. Esse contentamento não nasce da alegria com o que leu, mas da corrida em si.

O que nos leva à questão: por que será que a corrida deixa as pessoas tão felizes? É porque elas perdem peso? Porque ficam mais fortes, respiram melhor, têm mais ânimo? Tudo isso, claro, mas acho que há uma outra razão, que engloba as anteriores: num mundo injusto, em que muitas vezes leva o melhor o mais rico, o mais forte, o mais esperto ou o mais sortudo, a corrida é uma das poucas atividades em que a meritocracia não falha.

Você conhece alguém que estava se matando de estudar para o Enem, mas viu todo o esforço ir por água abaixo porque uns manés roubaram a prova? Conhece alguém que trabalha muito bem, merecia um aumento, aí viu um cretino ser promovido em seu lugar? Conhece alguém que ao dirigir, deu seta, foi entrar na pista da esquerda mas quase bateu o carro porque um imbecil do lado de lá acelerou só para não deixá-lo passar? Pois é.

Já na corrida não há injustiça. Você recebe sua cota de acordo com seu esforço, nem mais, nem menos. Se correr 5 vezes por semana, vai perder peso. Se seguir uma planilha para evoluir de 10km para uma meia-maratona, vai conseguir. E, se não se alimentar ou hidratar direito, terá problemas. Não tem segredo nem pistolão: o filho do dono do Pão de Açúcar vai ter que suar igualzinho ao caixa da quitanda, se quiser melhorar. Não tem sacanagem do governo ou do banco: suas hemoglobinas nunca serão confiscadas, sua respiração não será taxada pelo aumento do consumo de oxigênio, suas panturrilhas não serão lacradas por falta de alvará.

As cartas e emails que recebo de Corredores não falam, portanto, do prazer do esporte. Falam sobre querer muito de uma coisa, esforçar-se bastante para consegui-la e no fim... consegui-la! Convenhamos, num mundo em que nossos desejos estão constantemente sendo frustrados por Sarneys, terroristas ou meras nuvens pretas fechando o céu de domingo, não é pouca coisa.

Fonte: Revista Runners

8 comentários:

Paula disse...

Adorei essa matéria! A competitividade existe para quem corre assim como em nosso ambiente de trabalho. Mas saber que posso ser melhor e mais feliz nos meus resultados se EU me empenhar, treinar...e não se outra pessoa entender que mereço, é sensacional!
Esse blog é show!
Bjo
Paulinha

Rivania disse...

E aliás, minha amiga querida, esse último domingo foi uma prova do que vc mesma escreveu em seu comentário, hein?
Seu melhor, mais feliz, mais suave, mais produtivo, mais empolgante treino foi nesse domingo no Taquaral.
Eu sei porque vc me contou. Mas se não tivesse contado, eu teria percebido quando te encontrei na chegada do Largo do Café: vc era pura emoção e satisfação!
Fruto do seu empenho e da sua vontade de melhorar!
E show é vc e meus leitores que me desafiam a manter esse blog sendo fonte de informação e motivação para correr!
Beijo!

Rivis

Marquinhos Maumesso disse...

UAL... SENSACIONAL! Esse blog está muito show mesmo, faço das minhas as palavras da Paulinha.

Donigão não pude estar com vcs, mas fiquei sabendo que foi uma explosão de endorfinas, serotoninas , encefalinas e as demais "inas"??? Que massa! Muito legal mesmo ver não só o empenho dos seus seguidores como a proporção que seu blog tomou.... DOMINADO! rs

Saudades, e mesmo ausente vou provar que em Athenas não terá pra ngm! Vamo jutos queridas :D

Beijoooos

Marquinhos Maumesso disse...

Sò preciso dominar o teclado do Smart! hahaha

Rivania disse...

Marquito,
vc fez falta domingo!
Mas realmente sobraram todas as "inas" a que vc se referiu! Ninguém nos aguentava mais naquele Taquaral de tanta pilha! rs
Paulinha parecia que ia correndo pra Floripa pegar o fim da prova de lá! Glaucia corria e esbravejava com a professora de ginástica que deixou "lembranças" corporais nela depois da mudança da ficha na 6a feira! E seguiu firme e forte.
Enfim, uma diversão!
Mas não pense que vamos correr só em Athenas juntos não! Combinamos de fazer um treino especial no domingo, dia 15. Pré-Athenas no Taquaral, vamos? 2 voltas!
Agende-se, vc é essencial nesses treinos!

Beijo!

Rivis

Marquinhos Maumesso disse...

Poxa, desci pra praia e só peguei chuva! Mas desse dia 15 está anotado na agenda e este, nenhum evento o substituírá, além disso, depois desse "essencial", não tenho como negar!
Vc é nossa serotonina Rivis!!!!! Nos empolga, nos anima, nos da o gás e sede de alcançarmos ou se não SUPEPERAR nossas metas e desafios, não canso de dizer isso!

Parabéns por tudo isso, aquele número que você me falou semana passada de visitas nada mais é que reconhecimento ou um simples "termômetro" de tudo o que eu disse!

we are the champions! Beijos MIL

Glaucia.Vilasboas disse...

eba.... "vamo bora" pra mais um treino...presença confirmada dia 15!!! aquela bendita subida ñ será nada pra mim desta vez, estou caprichando no treinamento indoor...!!!! bjs turma!

ahhh, Rivis, essa matéria é d+, adorei!

Rivania disse...

Glau,
que gás, hein? Vai se vingar da subida dessa vez com essa pegada!

Esse texto é legal demais mesmo, formaliza que na corrida não há injustiça.

E lá vamos nós para o 3º treino coletivo... acho que quando completarmos o 10º coletivo juntos, os que tiverem tido 100% de presença (como vc e Paulinha até agora!), merecem um presente... idéias! Deixa comigo!

Beijo.