Quem sou eu

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Desequilibre-se

Os exercícios de desequilíbrio ajudam a aumentar o controle do movimento nas passadas. Com mais controle, o Corredor gasta menos energia e, assim, ganha desempenho. Além de velocidade, os ganhos são de ritmo e postura.


Desequilibre-se


Uma das principais causas de lesões na corrida é a postura incorreta durante a passada. Alguns correm com a coluna arqueada, outros movimentam os braços da maneira errada ou têm algum tipo de desequilíbrio em um dos lados do corpo, fazendo mais força com uma das pernas.



Tudo isso é comum, mas é importante corrigir esses desvios porque, além de fazerem gastar mais energia do que o necessário, podem ocasionar lesões. Uma boa maneira de diminuir esses problemas são os exercícios funcionais proprioceptivos, que provocam, justamente, o desequilíbrio.


Nas articulações estão localizados os proprioceptores, que são os órgãos sensitivos que recebem as informações do meio e permitem perceber extensão, direção e força do movimento. Quando corremos em um piso irregular, por exemplo, eles enviam a informação para o cérebro que orienta os componentes da articulação a se reajustarem a essa situação, para manter o equilíbrio. 


Quanto mais o Corredor treinar a propriocepção, mais rápido este mecanismo se torna, melhorando assim o desempenho. Com os exercícios desestabilizadores o gesto desportivo pode ser desmembrado e as imperfeições de cada movimento podem ser corrigidas especificamente.


Os treinos funcionais desestabilizadores são excelentes para melhorar o equilíbrio e o gesto da corrida, o que pode prevenir torção, queda ou tropeços em terrenos irregulares. Todo o corpo se beneficia desse trabalho proprioceptivo. Além de melhorarem a consciência corporal e a coordenação, os exercícios fortalecem muitos grupos musculares, aprimorando também a velocidade e resistência na corrida.


O tempo de percepção da evolução é mais rápido que na musculação convencional. Em média, fazendo 3 treinos por semana, observa-se uma mudança considerável em 1 mês.Fonte: Revista WRun - dez/jan 2011

2 comentários:

Glaucia.Vilasboas disse...

Rivis, esses exercícios são, realmente, ótimos... senti muita melhora depois que comecei as aulas de pilates! bj

Rivania disse...

Glau,
tb gosto muito de fazê-los. E se melhoramos o equilíbrio, melhoramos nossa corrida!
E gosto mais ainda quando, depois de algum tempo, alguns exercícios que antes eram difíceis de serem feitos, ficam mais fácil e consigo me equilibrar nessas posições por um tempo maior!
Bjo!