Quem sou eu

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Descanso é Treino!

Recuperação pós-treinos e competições é fundamental para melhorar o desempenho na corrida

Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer Corredor, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou um treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta dedique tempo entre suas atividades para a regeneração.

O descanso é um dos grandes segredos da melhora dos resultados nos treinamentos e provas e tem que fazer parte da rotina. O efeito aparece após o estímulo, quando o corredor dedica um tempo de sua semana para o repouso total ou regenerativo. 


O desequilíbrio entre treinamento e descanso pode levar ao overtraining, isto é, a um estado de esgotamento da capacidade orgânica. Sinais como desânimo, falta de apetite, queda no rendimento em treinos e competições, insônia ou desejo exagerado em descansar, alterações na freqüência cardíaca de repouso e treinamento, podem ser indícios de que algo está errado. O excesso de treinamento, se detectado a tempo, pode ser corrigido em uma semana. Porém, se negligenciado, pode levar meses para uma completa recuperação.

Ganhos fisiológicos

A importância do descanso não está só em “poupar” os músculos. Com ele, o atleta ganha em força e velocidade.
O exercício físico é, em geral, uma agressão ao corpo. Com ele o atleta sofre microlesões e acumula ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique ainda mais forte.

É no momento pós-desgaste que o atleta ganha fisicamente. É nesse período que há evolução, porque do contrário o atleta acumula desgaste e pode sofrer com lesões.

Como fazer o descanso?

Quando falamos em descanso a primeira coisa em que se pensa é fazer nenhum tipo de esforço físico. Porém, para os especialistas, o repouso ativo pode ser, em alguns casos, até mais produtivo do que a pausa total.

O repouso ativo pode ser feito diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, variando a modalidade de atividade física (ciclismo ou natação para Corredores, por exemplo). 

Massagem e alongamento são bem produtivos também para o Corredor. 

Recomenda-se que o descanso seja feito a cada 2 dias de treino. Idealmente, após um dia de treino muito puxado, deve-se optar pela diminuição do ritmo para que o corpo volte a normalidade fisiológica ou por um dia de repouso total.

O tempo ideal de descanso depende de cada um pois está associado a sexo, idade, ritmo de vida, qualidade do sono, nível de condicionamento, seus objetivos, etc. Mas recomenda-se que o intervalo de descanso não ultrapasse 2 dias ou, eventualmente, 3 dias. Isso porque quando se treina, os recursos energéticos são reduzidos e, durante o período de recuperação, ocorre a restauração dos estoques de glicogênio nos músculos em um nível superior àquele em que o corredor iniciou o treinamento. Assim, descansar em excesso significa perder o melhor momento para aplicar um novo estímulo, ou seja, treinar novamente. 

Para que o corredor aproveite o fator treino x recuperação de modo eficaz, ele deve treinar no momento oportuno, ou seja, quando a compensação dos recursos energéticos estiver em seu ponto mais elevado. Caso contrário desperdiçará o nível ampliado de suas reservas energéticas, retornando ao ponto inicial do treino anterior.

A melhor recomendação é que o Corredor aprenda a "ouvir" o seu corpo entre as sessões de treinos e "obedeça" os pedidos que nosso corpo faz! Somente assim a combinação ideal entre treinamento e descanso será encontrada e o Corredor será beneficiado por uma preparação adequada para a obtenção de resultados cada vez melhores.

Fontes: Site O2 por Minuto e Blogs de Corrida

Nenhum comentário: