Quem sou eu

sábado, 14 de maio de 2011

Os primeiros 21km!

Eu me reconheci nessa reportagem da WRun quando li nela alguns dos critérios que pautaram minha decisão de treinar para minha primeira meia-maratona em 2010. Já corria há alguns anos e nunca tinha pensado em chegar lá, nos 21km. Mas chegou o momento em que eu me perguntei: "E agora? Quero mais!".


E essa pergunta você pode se fazer seja qual for o seu estágio de treinamento: se você caminha forte, pode querer mais partindo para um treinamento de 5km de corrida. Se os 5km estão confortáveis, evolua para 10km. E por aí vai.


A seguir, uma reflexão de quando é hora de partir para o treino dos seus primeiros 21km! Inesquecíveis, diga-se de passagem!


Se você já corre com certa facilidade os 10km e sente necessidade de incrementar seus treinos em busca de novos resultados, aumentar a distância pode ser um ótimo estímulo. As provas de 10km se tornam, muitas vezes, impulsos para o passo seguinte: a meia-maratona.

Quando se treina há pelo menos 1 ano, nota-se um certo conforto para correr os 10k, observa-se que a velocidade aumenta gradativamente enquanto a resistência evolui bem e que sente-se pouca ou nenhuma fadiga muscular, é hora de considerar marcar data para os primeiros 21km!

Entre as principais mudanças no treinamento, o futuro meio-maratonista perceberá que é essencial aprender a controlar a velocidade para conseguir sustentar o exercício por trajetos mais longos. No geral, no 1º e 2º meses de treinamento, as rodagens ficam em torno de 10 a 12km. Após esse período de adaptação, a quilometragem deve aumentar, mas sem a necessidade de alcançar os 21km. Chega-se no máximo, a treinos de 16 a 18km. Pode-se também escolher uma ou duas provas de 10km para substituir alguns treinos longos. Dessa forma, ganha-se como benefício a explosão que as competições mais curtas proporcionam.

É imprescindível que a preparação aconteça gradualmente pois o objetivo representa um pouco mais que o dobro da distância percorrida até então. O melhor é que o atleta aumente a carga e o tempo dedicado aos exercícios, mas mantenha os treinos baseados nas mesmas estruturas a que já estava habituado. Ou seja, se costumava correr na esteira, fazer musculação e não praticava nenhum outro exercício, o ideal é que pelo menos no início do programa, a mesma rotina seja preservada apenas adequando à nova proposta.

Nesse tipo de treinamento, o aumento da massa magra é bastante significativo e o sistema cardiorespiratório também passa por um considerável progresso. O organismo cria uma maior resistência ao lactato e há um aumento do volume de sangue, o que facilitará o maior aporte de sangue ao corpo e, por sua vez, fornecerá mais oxigênio, hormônio e nutrientes aos músculos.

A meia-maratona é possível a todos, mas é importante evoluir de acordo com suas condições físicas. "Como é uma prova com distância bastante representativa, os Corredores precisam conciliar os treinos com sua rotina de trabalho, assim como terá de abrir mão de uma vida agitada e deverá se preocupar mais com a alimentação. O cansaço em excesso e uma má alimentação favorecerão o surgimento de lesões", diz Maurício Fillardi, professor de Educação Física e sócio-diretor de uma assessoria esportiva.

Antes de começar o treino, é importante fazer pequenas refeições que contenham carboidratos simples, como uma banana madura, torradas, biscoitos sem recheio, etc. Deve-se também consumir diariamente alimentos ricos em substância antioxidantes, como tomate, cenoura, acerola e nozes, a fim de minimizar a ação dos radicais livres, que são produzidos pelo exercício físico e pela exposição ao sol e causam o envelhecimento precoce das células.

Se o Corredor tem um plano nutricional adequado, a suplementação com maltodextrina (repositor de carboidrato) durante o treino só é indicado para atividades intensas, com mais de 1h de duração. Ao optar por usar o suplemento durante o treino, dilua 40g em 500ml de água.

Os BCAA´s (repositores de aminoácido) também podem ser utilizados, pois retardam o cansaço e evitam perda de massa magra. Por fim, os géis de carboidratos têm de ser administrados durante os treinos e provas, de acordo com a fadiga do atleta. Um sachê de gel deve ser ingerido após os 30 minutos iniciais de treino ou prova.

Com tudo isso, o resultado virá! Maior resistência, queima de gorduras acentuada e a conquista da primeira meia-maratona!

Fonte: Revista WRun - janeiro 2011

Nenhum comentário: