Quem sou eu

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Impulsão para a Corrida

Alongar membros superiores ajuda a ter uma respiração eficiente e 
aperfeiçoa o movimento dos braços

Assim como o fortalecimento de tronco, pescoço, ombros e braços é importante, alongar essa região também é fundamental no treino do Corredor. Alguns músculos podem ficar tensos e o alongamento vem para ajudar no relaxamento e no ganho de flexibilidade.

Alongamento é uma manobra pela qual se afasta a origem da inserção de um músculo ou grupamento muscular com o intuito de alongar as fibras e aumentar a amplitude articular.

Em geral, recomenda-se caprichar no alongamento após a corrida, mas caso o atleta se sinta bem alongando antes de correr, o ideal é realizar os exercícios de modo leve, sem estirar demais as estruturas.

Os membros superiores ajudam no equilíbrio do corpo e na mecânica do movimento completo da corrida. Por isso, o balançar correto dos braços bem coordenado às pernas resulta em melhora do desempenho. Os treinos educativos orientam a maneira certa de flexionar as pernas, mover os braços e como agregar as duas qualidades ao mesmo tempo.

O movimento dos braços promove uma alavanca para a corrida, impulsionando o atleta para a frente. Alongar a porção superior do corpo proporciona que os músculos não fiquem estressados e contraídos em demasia, o que resulta em uma melhor respiração durante a corrida. O trabalho dessa região é importante para uma boa postura esportiva e também diminui consideravelmente a possibilidade de dores lombares.



Fonte: Revista "The Finisher", setembro/outubro 2011 e site: http://www.cdof.com.br/along1.htm

Nenhum comentário: