Quem sou eu

domingo, 2 de outubro de 2011

A lagoa onde tudo começou

Era mais uma largada. A 9ª de 2011. Mas era uma largada sem sol. Night Race, minha primeira prova noturna. Curiosamente depois de dezenas de provas, não tinha ainda no currículo uma prova noturna. Largar às 19h com centenas de pessoas vestidas de preto à minha volta e uma música de balada ao fundo, mais parecia uma festa.

Mas a verdadeira festa se passava dentro de mim. Foi ali, naquele cenário, naquela lagoa - a lagoa de 6,4km de perímetro da cidade de Lagoa Santa, MG, a 30km de BH - onde há 9 anos dei meus primeiros passos na corrida. Como qualquer amador iniciante deve começar, comecei caminhando 3 mins, correndo 1 min. Evoluí com orgulho para a inversão de 1 min de caminhada e 3 mins de corrida. Semanas depois eu já corria a 1ª volta completa. Sem conhecer muito de pace, de reposição com gel, de suplementação, de FC max, assessoria esportiva, planilhas, provas de rua ou qualquer outro desses temas tão comuns hoje na minha rotina, eu já corria forte e queria evoluir. A primeira vez que fechei as 2 voltas para pouco mais de 1h10mins, foi um marco. Mal sabia eu que um dia eu me desafiaria a fazer o que até então chamava de insanidade: correr 21km. Ou mais, me aventurar nos longos 42km que virão em 2012.

Eu estava definitivamente em festa ontem. E a minha festa interna culminou numa festa externa, no pódio! Na classificação geral fiquei em 4º lugar feminino e na categoria por faixa etária, em 1º lugar! Bela coroação de um ano que foi brilhante para mim!

Sinceramente é difícil dizer quem ficou mais feliz: eu ou minha irmã, Clíntia, a Corredora que largou ao meu lado e que vibrou absurdamente quando descobriu (antes mesmo de mim!) que eu fiz tempo para subir no pódio. Foi ela quem me convidou para fazer esta prova e não sossegou até eu fazer a inscrição. Até fotógrafo profissional ela providenciou como se preconizasse que precisaríamos dele. Juca, adorei as fotos e a sua paciência de ficar até o fim conosco!

Lá encontrei também outras amigas queridas com suas famílias em festa. Olenca Batista, era pura energia na sua estréia em corridas de rua. E hoje resumiu brilhantemente o presente e o futuro em sua página no Facebook, com a seguinte resolução: "Comecei hoje... e não páro mais!". Pelo que vi de você ontem, minha amiga, não vai parar mesmo!

Ahh, essa lagoa... ontem ela era a mesma de 9 anos atrás. Mas eu não sou mais a mesma. Agora sou alguém ainda mais feliz, mais feliz do que já era há 9 anos. Mais feliz por tudo que sou. Por tudo que tenho. Minha família. Meus amigos. Minha saúde. Meu trabalho. Mais feliz pela corrida ter me dado tanta clareza dos meus limites no esporte. E fora dele também.

Obrigada pela torcida! Muitas fotos de um sábado de balada. Interna e externa!

Medalha no peito!

Beijo na medalha!


Espera aí que estou chegando!

Só sorrisos...










14 comentários:

Rodrigo Fonseca disse...

Show, Rivis... relato emocionante de uma história muito inspiradora... e parabéns pelo alto do caixote... não posso esquecer o bloquinho e a caneta para um autógrafo na próxima vez que te encontrar... rsrs... que venham os tais 42k em 2012!!!

Anônimo disse...

Sabia que vc ia brilhar, não havia dúvida, disse para vc quando falei da NIGHT RACE 2011!!! Na verdade, como já escrevi, correr com vc não está com nada... rsrsrs!!! Largamos juntas mas pouco menos de 100 metros, vc sumiu no meio de tanta gente. Pensei: "ela vai chegar e vencer!!!" Deu no que deu!!!! Quando aquele rapaz, que já não aguentava mais minha insistência para saber o resultado, me mostrou a folha da colocação, olhei primeiro o 3º lugar e disse: "Valeu, minha irmã não ganhou..." Mas apenas para tirar dúvida, olhei o 2º e vc tbm não estava lá... Ingenuidade a minha, vc era a CAMPEÃ!!!!!!!!!!! Primeiríssimo lugar!!!!!!!!!!! Nunca te disse antes: TE VEJO COMO UM EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO!!!!! Parabéns mana, vc merece!!!!!!! CLÍNTIA

Rivania disse...

Uauu! Com tanto carinho de gente tão querida eu quero é mais uma prova e um pódio!

Ro,
inspiradora é a corrida e os amigos que tenho feito nela!
Eita 42km... esses prometem! Não apenas eles mas as centenas deles que faremos antes do grande dia, na nossa preparação...

Clíntia,
se eu subi lá naquele pódio, o mérito é muito seu também! Você foi puro incentivo e vibrou como se tivesse você mesma conquistado aquela colocação!
E que venha uma próxima! Fica de olho no calendário aí prá quando eu voltar.
Obrigada de coração pelo seu reconhecimento. Super importante prá mim!

Antonieta disse...

Parabéns, Rivânia!!
Você é inspiração prá todas nós!!
E o melhor de tudo: você expressa gratidão à Vida e isso é tudo! É lindo!!
Beijo no coração, Antonieta

Anônimo disse...

Seu texto é muito lindo, faz a gente desejar ter estado lá.
Não entendo muito de corrida mas sei que voce corre bem. O que tenho certeza é que vc escreve muito bem tambem!
Parabéns por ter levado essa medalha, tá ainda mais linda com ela no peito!

Carol

Anônimo disse...

d+ Rivis, super parabéns pela conquista!!!! Vc é inspiração sempre e que venha muitos outros kms... e principalmente os 42k previstos para 2012!!! bj
Glaucia Vilas Bôas

Rivania disse...

Antonieta, Carol e Glau,

vcs são muito queridas e adorei os comentários!

Pensamento positivo pra mim em 2012, por favor! Nos momentos mais duros dos treinos para a maratona, pessoas como vcs serão também minha inspiração!

Mas antes da maratona temos provas pela frente no 1º semestre, hein?

Beijão!

Anônimo disse...

Espetáculo!

Anônimo disse...

Vc eh pura inspiração! Bjs Deia

Anônimo disse...

Parabéns pela corrida do final de semana, mas mais ainda pelo ano fantástico. Vários recordes batidos ! Mas o mais importante foi ter descoberto que para ir muito bem em uma prova, basta entrar relaxada, feliz e sem pressão. Esse aprendizado vai ser muito útil para Berlim 2012 ! Beijos, Lelo Apovian

Luci disse...

Parabens Rivania!! mto bom!

Luci disse...

Parabens Rivania, muito bom!!

Sergio disse...

Olá super corredora.E eu achando que 1 dia corri ao seu lado.Mera pretensão!
Parabéns por seus resultados e vitórias.
A maratona de Buenos Aires vai ser moleza.
Até a próxima

Rivania disse...

Deia,
Amiga e Corredora querida, pré 10km!

Lelo,
Grande e positiva influencia nessa minha aventura em maratona!
Meu padrinho de maratona!

Luci,
Companheira de Ibira!

Sergio,
Companheiro de prova, um amigo querido e um coach muito incentivador!

OBRIGADA pelas palavras deliciosas de serem lidas e ouvidas!