Quem sou eu

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Início e Reinício





Para correr de forma segura, é preciso garantir aos músculos condições de receber o impacto das passadas para que elas não comprometam as articulações. Da mesma forma, o sistema cardiorrespiratório também necessita estar preparado para trabalhar intensamente durante longos períodos. Exatamente por isso os iniciantes na corrida devem ter paciência no começo. Mas não só iniciantes precisam respeitar os limites do corpo. Quem está voltando a treinar depois de muito tempo parado, também.

Mesmo que o Corredor tenha tido resultados expressivos quando corria, no tempo em que ficou sem praticar exercícios o corpo perdeu condicionamento e, para recuperar a antiga forma, será necessário voltar ao início. 

Quem está recomeçando tem a memória física e mental do que é correr. A diferença entre os dois perfis é que a iniciante vai precisar de mais tempo para se adaptar. 




Paciência e disciplina
Querer sair correndo a toda velocidade é um dos maiores erros, tanto de iniciantes quanto de veteranos em processo de readaptação. Para Marcos Paulo Reis, diretor-técnico da MPR Assessoria Esportiva, “quem está voltando se incomoda em não conseguir correr no mesmo ritmo que fazia antes. A frequência cardíaca está mais alta, o cansaço chega mais rápido e isso é normal”.

Em relação aos iniciantes, Reis lembra que é importante ter paciência, pois o processo de adaptação à corrida é gradativo. Mas adverte que é preciso prestar atenção nos sinais do corpo. “Todo exercício traz um pouco de desconforto, mas, para o iniciante, o principal é não pensar que sentir dor é normal. O certo é começar com estímulos leves e encontrar a maneira confortável de praticar", completa.

Além de paciência para respeitar os limites do corpo, os Corredores devem ter disciplina. Tanto quem está começando quanto quem deseja voltar precisam ter em mente que a prática só se tornará fácil depois de muito treino. As adaptações do treinamento só ocorrem quando os estímulos são suficientes e executados regularmente. Por isso, é tão importante não faltar ou pular os treinos.

É preciso que o Corredor se conscientize sobre o que ele pode ou não fazer, independentemente de estar voltando ou começando. Essa conscientização só é atingida com repetições. Para que a adaptação à corrida seja mais rápida e segura, é preciso, além dos treinos, que o Corredor esteja com a musculatura fortalecida e faça os movimentos corretos da corrida, extraindo o máximo de si. Por isso, fortalecimento muscular e exercícios educativos são essenciais.

Fonte: site Revista WRun

Um comentário:

Julia disse...

Gostei demais desse post pois venho de um período parada por uma torção no pé e minha ansiedade pra voltar no ponto em que estava é muito grande.

Vou ter este post na mesinha de cabeceira pra exercitar a paciência e disciplina!

Beijos!

Julia