Segundo constatações de ortopedistas e fisioterapeutas, é muito comum atletas apresentarem algum tipo de lesão por praticarem corrida sem estar em condições ideais para a atividade ou por combinarem alto volume e intensidade de treinos com alguma peculiaridade de suas constituições físicas.
Abaixo você vai conhecer as mais comuns e as suas causas:
Fascite plantar: inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcanhar aos dedos). Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.
Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro (pronação) durante a corrida.
Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé. Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.
Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé. Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.
Condromalacia ou Condropatia: corrosão da rótula e sua cartilagem inferior. Causas: pronação excessiva do joelho causando acomodação imprópria da rotula, músculo quadríceps fraco ou com lesão.
Fraturas por estresse: microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia (ossos da perna) metatarsos e fêmur. Causas: treinamento excessivo, percursos longos, rigidez nos tendões.
Tendinite de Aquiles: inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao pé atrás do calcanhar. Causas: treinamento intensivo, percursos longos, tênis impróprio, pernas arqueadas e rigidez muscular.
Instabilidade ligamentar do joelho: lesões dos ligamentos adjacentes do joelho. Causas: pisar errado em terreno irregular, distensões e deformidades nos pés.
Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.
Entorses de tornozelo: ruptura total ou parcial dos ligamentos ou ainda hiper extensão dos ligamentos externos. Causas: solo irregular, tênis inadequado e mal calçado, desequilíbro muscular.
Usar tênis adequado, roupas leves, ter uma alimentação balanceada, passar por uma avaliação física e ortopédica, correr em locais sem obstáculos e onde o terreno seja liso, treinar de acordo com sua capacidade, fortalecer a musculatura, fazer alongamentos antes e depois de treinar ajudam você a evitar lesões.
Fonte: Site Vila Equilíbrio - post fevereiro 2008
2 comentários:
Acabei de descobrir pq tomo um remédio chamado condroflex! Otima matéria!
Bjs,
Deia
Deia,
Que bom que gostou da matéria!
Eu costumo ler muito pra publicar no blog e escolher temas que acho que serão realmente úteis.
Qdo meus amigos gostam, vale ainda mais a pena!
Beijo!
Postar um comentário