Quem sou eu

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lesões da Corrida


Segundo constatações de ortopedistas e fisioterapeutas, é muito comum atletas apresentarem algum tipo de lesão por praticarem corrida sem estar em condições ideais para a atividade ou por combinarem alto volume e intensidade de treinos com alguma peculiaridade de suas constituições físicas. 
Fatores como obesidade, excesso de treinamento, vestimenta errada, pistas irregulares, ruas esburacadas e método de treinamento inadequado influenciam no aparecimento das lesões.


Abaixo você vai conhecer as mais comuns e as suas causas:
Fascite plantar: inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcanhar aos dedos). Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.
Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro (pronação) durante a corrida.

Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé. Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.
Condromalacia ou Condropatia: corrosão da rótula e sua cartilagem inferior. Causas: pronação excessiva do joelho causando acomodação imprópria da rotula, músculo quadríceps fraco ou com lesão.
Fraturas por estresse: microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia (ossos da perna) metatarsos e fêmur. Causas: treinamento excessivo, percursos longos, rigidez nos tendões.
Tendinite de Aquiles: inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao pé atrás do calcanhar. Causas: treinamento intensivo, percursos longos, tênis impróprio, pernas arqueadas e rigidez muscular.
Instabilidade ligamentar do joelho: lesões dos ligamentos adjacentes do joelho. Causas: pisar errado em terreno irregular, distensões e deformidades nos pés.
Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.
Entorses de tornozelo: ruptura total ou parcial dos ligamentos ou ainda hiper extensão dos ligamentos externos. Causas: solo irregular, tênis inadequado e mal calçado, desequilíbro muscular.
Usar tênis adequado, roupas leves, ter uma alimentação balanceada, passar por uma avaliação física e ortopédica, correr em locais sem obstáculos e onde o terreno seja liso, treinar de acordo com sua capacidade, fortalecer a musculatura, fazer alongamentos antes e depois de treinar ajudam você a evitar lesões.
Fonte: Site Vila Equilíbrio - post fevereiro 2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de descobrir pq tomo um remédio chamado condroflex! Otima matéria!
Bjs,
Deia

Rivania disse...

Deia,
Que bom que gostou da matéria!
Eu costumo ler muito pra publicar no blog e escolher temas que acho que serão realmente úteis.
Qdo meus amigos gostam, vale ainda mais a pena!
Beijo!