Quem sou eu

sábado, 12 de novembro de 2011

Duro de Roer

Os ossos são o Banco Central do corpo humano. Eles detêm 99% da poupança do mineral mais abundante do organismo, o cálcio. Se alguma parte do corpo precisar, recorre ao esqueleto na certeza de receber o mineral. Por isso o cálcio precisa estar disponível na corrente sanguínea o tempo inteiro. Além de compor dentes e ossos, ele atua na coagulação do sangue, na contração dos músculos, no batimento do coração e nas sinapses dos neurônios. É, logo, fundamental para o funcionamento do organismo. Na falta de cálcio na corrente sanguínea, o mineral será retirado dos ossos.

As mulheres têm de ficar alertas: o Banco Central feminino é mais aberto a negociações do que o masculino. Um dos fatores que contribuem para isso é o fato de os homens terem 30% mais massa óssea do que as mulheres, o que lhes garante proteção extra. As mulheres são 10 vezes mais vulneráveis que os homens à ocorrência de osteoporose - a mais conhecida doença dos ossos.


A osteoporose é fruto da diminuição da densidade dos ossos. Quando há uma perda de 25% de massa óssea, a osteoporose está instalada. O osso fica fraco, poroso e suscetível a fraturas. Os fatores de risco são genéticos (histórico familiar, escoliose, etc) e comportamentais (alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, etc).

A menopausa pesa desfavoravelmente. Com a queda brusca na produção do hormônio estrogênio, a mulher apresenta uma perda de 0,5% da massa óssea por ano, em média. O estrogênio atua na proteção do esqueleto ao estimular as células formadoras do osso (osteoblastos) e inibir aquelas que retiram massa óssea (osteoclastos).

Reposição Hormonal
Durante tempos a medicina avaliou que a reposição hormonal brecaria a perda de massa óssea. Mas um estudo recente da Women´s Health Initiative, instituição do governo americano, mostrar as consequências indesejadas do tratamento. Isso porque ao mesmo tempo que a reposição hormonal ajuda no combate a doenças ósseas, apresenta efeitos colaterais perigosos (cardíacos e vasculares).

Remédio aplicado em quase todas as especialidades médicas, a cortisona e seus derivados são outros vilões no combate a enfermidades relacionadas ao esqueleto. O uso destes medicamentos por anos seguidos repercute em 2 frentes: pode aumentar a ação do osteoclasto no processo de reabsorção óssea e, assim diminuir a ação do osteoblasto na formação óssea. Também pode reduzir o processo de absorção de cálcio no intestino.

Investimento a Longo Prazo
Na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, os hábitos saudáveis têm de fazer parte da rotina. Eles são responsáveis por 30% da formação da massa óssea do corpo humano. Como o esqueleto está em contante mutação e renovação, precisa de estímulos diferentes para se manter saudável.

A saúde dos ossos se constrói num tripé inseparável: ingestão adequada de cálcio e vitamina D, atividade física e banho de sol. 

Pessoas com osteoporose deve ingerir no mínimo 1200 mg de cálcio por dia. No caso de mulheres em menopausa, essa quantidade deve subir para 1500 mg. As fontes principais ainda são o leite e seus derivados, mas é possível encontrá-lo em frutas e folhas verde-escuras. Para estimular a absorção do mineral no intestino, é importante aumentar também o consumo da vitamina D, presente em alimentos como atum, salmão e gema de ovo. Da mesma forma, devem ser evitados os refrigerantes e cafeína, pelo prejuízo na absorção de cálcio. Mas grandes quantidades de cálcio podem inibir a absorção de ferro e causar problemas renais. Portanto, dê preferência à ingestão de leite e derivados (4 porções por dia) nos lanches e café da manhã.

O stress físico proporcionado pela prática de determinados exercícios é o maior estímulo para a remodelação e o fortalecimento dos ossos. Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com a atividade física. As melhores atividades são as de impacto, pois promovem um estímulo elétrico que favorece o depósito de cálcio no esqueleto e as de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Portanto, atividades como corrida, musculação, dança, capoeira e futebol são muito indicadas como prevenção. Modalidades que induzem estímulos variados pedem movimentos em várias direções e a sustentação do peso do corpo, potencializando os benefícios. Mas não exagere. Se a malhação vigorosa reforça a densidade do osso, o excesso dela retira o cálcio dele.

Há controvérsias, mas boa parte da classe médica acredita que o protetor solar bloqueia a ação dos raios UVB, que fazem a síntese de vitamina D e ajudam na absorção de cálcio. É um dilema eterno: cuidar da pele ou dos ossos? Para não expor o rosto a rugas precoces, proteja a face com protetor e tome sol nos braços ou pernas cerca de 15 mins por dia.

Manter esse tripé saudável é fundamental para a prevenção de doenças e serve de base para a maioria dos tratamentos. O investimento nesse Banco Central tem que começar já - e se prepare para depositar todas as suas economias nele. Afinal, quem não quer uma aposentadoria sossegada e sem preocupações? Para ficar de pernas para o ar, a saúde dos ossos tem de estar em dia!


Fonte: Revista Women Health - junho 2011

2 comentários:

Fernando disse...

Esse post já me fez revisar um ponto da minha alimentação. De vez em qdo tomava um iogurte por dia. Já vi que deveria tomar 3 pra suprir a qte. de cálcio.
E já comecei hoje!
Valeu RIVIS!
Fernando

Anônimo disse...

A gente devia fazer "poupança" de todas as coisas boas da nossa vida: cálcio, atividade física, alimentação em geral, gente boa ao redor!!!
Valeu, vou rever as bobagens que como!!

Juliana