Quem sou eu

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GP Runners: A Corrida de Fórmula A - por J. Carino

Domingo de sol. Interlagos brilha e os bólidos de quatro rodas rebrilham e roncam. Emoção e beleza pura.
Imaginem agora Interlagos convertida na pista dos “bólidos” que aceleram impulsionados por pés e pernas, enfrentando o desafio das subidas e descidas, e curtindo o prazer de correr. Pois o GP Runner´s 2011 foi assim.


Com a “carenagem” do corpo pintada pelo laranjinha da bonita camiseta, lá vamos nós, os corredores.. O ronco dos motores estão substituidos pelas batidas compassadas do coração alegremente acelerado; à frente e atrás (no retrovisor da virada de pescoço), a gente vê gente bonita, saudável e contente; no céu, um cobertor generoso de nuvens que, combinado com um ventinho agradável, criaram as condições perfeitas para essa gostosa corrida de 7 de setembro.


Os tênis amortecem nossas passadas firmes, na pista inclinada e frisada, que garante a aderência. Aí estão as chicanes, as áreas para as escapadas seguras dos carros e as marcas de pneus – registros irrefutáveis das derrapagens carregadas de emoção. Até um cheirinho de borracha queimada podemos sentir, mas só lá no fundo de nossa imaginação...

Aliás, imaginem, a descida da “curva do S”, do Senna, convertida numa ladeira íngreme. Ela e mais umas duas outras subidas exigiram bastante dos nossos “pistões”, de nossa respiração treinada, na “combustão” que gera energia, saúde e prazer. 


Para uns, 5k e uma volta de esforço e determinação; para outros, duas voltas, ou 10k de energia, concentração e igualmente boa dose de adrenalina e prazer. Como antes e depois de toda corrida houve, é claro, o encontro com amigos e conhecidos, alguns inclusive que naquele momento se transformaram de virtuais em reais. Suados, cansados e felizes, mergulhamos nas conversas, nos abraços e na confraternização.  


O “Bonde do Cincão”, de que falou o Sérgio Xavier, traduz bem o espírito desse esporte e especialmente dessa corrida. Cinco corredores chegaram juntos, simbolizando todos os amigos e companheiros corredores presentes. Não se corre “contra”, mas “com” amigos, conhecidos e mesmo com estranhos.

Esse é o grande objetivo: vencer não as provas, mas vencer primordialmente nossas limitações pessoais, nosso eventual cansaço, e chegar junto com os que partilham nosso esporte, nossos desafios, nossos ideais.
Faltando apenas 4 dias para meu aniversário de 66 anos, foi assim que vi e senti essa corrida em Interlagos. Para a qual, aliás, imaginei um nome: GP Runner´s 2011 – a corrida de Fórmula “A”, de Amizade.

J. Carino, o “poeta da boina”



Relato sobre a prova GP Runners - Setembro 2011

Laranjinhas = grupo de amigos Corredores que seguem o "Blog Correria" da Revista Runners World e que participam de provas Brasil afora vestidos com o "manto laranja", símbolo do Blog

3 comentários:

Ruy Barbosa Jr disse...

Jota,
Realmente um dia especial daqueles que ficam gravados para sempre em nossas lembranças.
Eu ainda tornei o dia em interlagos mais inesquecível ainda. É que voltei a interlagos na parte da tarde para um "drive experience". Foi sensacional, acelerar na reta e nas curvas pilotando meu asics DS trainer 16 pela manhã e acelerar uma super máquina à tarde.
Mas, o mais importante mesmo deste dia foi a Formula A q se consolida cada vez mais.
Parabens pelo relato... Vc nos trouxe ótimas lembranças!!!

Rodrigo Fonseca disse...

Parabéns ao poeta da boina pelo lindo relato... corrida e arte motivadas pela endorfina!

Rivania disse...

J Carino,
vc é sempre meu convidado pra relatar nesse espaço suas experiências e visões do esporte.

Obrigada por dividir conosco a versão poética de Interlagos.
Abraço!