Quem sou eu

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma das últimas vezes em que fiz algo pela 1a vez: Maratona de POA 2011 - por Ruy Barbosa Jr.

Data: 22 de maio 2011
Cidade: Porto Alegre/RS
Horário local: 7AM


Faltavam apenas 15 minutos para a largada masculina da 28ª Maratona Internacional de Porto Alegre/RS.
Ali, naquele exato momento, iniciava-se o desafio para cerca de 200 mulheres e, no momento seguinte, aproximadamente 1200 homens inscritos já começariam a disputar uma melhor posição na linha de largada.

Uma olhada à minha volta e lá estava a espécie humana representada em toda a sua diversidade. Outra observada e lá estavam: Maratonistas experientes e promissores maratonistas cheios de esperança como eu. Vi olhares distantes e concentrados, vi gente se movimentando de todas as maneiras buscando aquecer o corpo e amenizar a ansiedade.

Ainda hoje, fecho os olhos e consigo sentir a confusão de sentimentos daqueles minutos que antecederam a largada. Tive medo e coragem, muitas certezas e dúvidas, etc...  Naquele breve espaço de tempo, um verdadeiro pot-pourri de imagens e lembranças tomou conta dos meus pensamentos. Momentos marcantes de tudo que tinha vivenciado na minha fase de preparação, como a camaradagem, admiração e apoio dos amigos (e a incredulidade de outros), da dificuldade de levantar da cama de madrugada para um treino ainda com o corpo dolorido do treino anterior, das lesões que foram surgindo e sendo tratadas  sem interromper os treinos (com acompanhamento médico... claro), da dificuldade de conciliar horários, vida profissional e familiar com os treinos... Lembrei-me da primeira vez que corri uma distância superior a 21k. Houve um longão de 32K que finalizei em frente à tenda da assessoria, comemorando como se tivesse marcado um gol. Cheguei tirando a camisa e a jogando para o alto, vibrando muito! E isso foi um sentimento que aflorou naquele momento de forma muito natural...  Fugindo muito das minhas características pessoais que é de sempre ser mais contido e discreto.

07h15min - E foi dada a largada...

O meu objetivo, já para minha primeira maratona, era emplacar um sub 4h. Meus treinos foram realizados com muita disciplina e dedicação. Sentia-me tão forte e confiante que até anunciei publicamente esta meta. Mas, Maratona is Marathon!

O meu nível de concentração e foco na prova eram tão grandes que corri 37k sem perceber, dentro do ritmo planejado para sub 4h (Pace5:30 / 5:40). Teve uma pessoa que me acompanhou por uns 20/25k apoiando-se no meu ritmo e, isso foi muito bom, pois mesmo sem trocarmos uma única palavra, apenas unidos pelo som dos pés em contato com o chão, o apoio acabou sendo mútuo... Confessamo-nos depois.

A organização da prova tinha prometido circuito plano e clima frio. Cumpriu apenas 50% da promessa. A prova foi realizada sob um atípico calor com uma temperatura que atingiu a marca de 26ºC, incomum para o outono naquela região.

Após o km 37, já próximo de 11h da manhã, o calor apertou. Desconcentrei-me e deixei escapar o meu sub4h. Na reta final ainda tentei animar um desconhecido que se arrastava (vamos lá! Falta pouco! Vamos chegar juntos!) que parou próximo ao km 40. Desperdicei também a oportunidade de sair na mesma foto de chegada de um grande amigo, maratonista experiente que sofreu muito com sua companheira “panturrilha” e que chegou apenas 1 minuto à minha frente. Se tivesse apertado um pouquinho só, teria tido a honra de cruzar a linha de chegada com o grande mestre Sergio Xavier. Mas acho que isso seria uma mancha sem precedentes no currículo dele.

Cheguei inteiro, com a sensação de que poderia mais, feliz e realizado por ter me tornado um “Maratonista”, mas ficou um pouquinho de frustração por ter deixado escapar a minha meta na prova. Esse sentimento durou quase dois meses. Somente após as Maratonas de SP (junho) e Rio (julho) que caiu, verdadeiramente, a ficha. Não participei destas provas, mas acompanhei à distância vários amigos e pessoas conhecidas, e pude perceber o que realmente valeu: Completar uma maratona é um grande feito, uma grande vitória, uma grande realização pessoal... Não importa o tempo.


Ruy Barbosa Júnior



3 comentários:

Priscilla Yumi disse...

Eu estava lá em POA com esse cidadão! E meses depois foi minha vez de maratonar! E sabe quem estava comigo nos longões mais importantes e mais longos? Esse tal de Ruy Barbosa!! Carinho sem fim! Bjo grande!! Pri

estela marcondes disse...

ótimo relato, ruy!!!! adoreiiiiiii!

Rivania disse...

Vc é guerreiro, Ruy!
E é apaixonado pelo esporte. Obrigada pela ousadia de contar sua emocionante experiência aqui no blog.

Prepare-se para novas provas e para contá-las de novo neste espaço!

Obrigada!