Quem sou eu

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Beba (até água) com certa moderação



Recomenda-se com veemência que Corredores mantenham um alto nível de hidratação do corpo para superarem a desidratação de treinos e provas. No entanto, casos recentes de morte por excesso de ingestão de água (fora do esporte) chamaram atenção para o tema.

Médicos explicam o que acontece em nosso organismo quando o excesso se torna perigoso: com a ingestão exagerada de água, o líquido extracelular fica muito diluído e o líquido interno mais concentrado.

Com isso, a água migra de fora para dentro da célula, que incha e leva a um edema cerebral. O cérebro incha e pressiona os centros do bulbo, que controlam o funcionamento cardiorrespiratório e vascular do nosso corpo.

Não há um parâmetro bem definido para evitar complicações dessa natureza. Não tem essa de ‘ah, se eu tomar três copos estou bem hidratado, se tomar quatro eu morro’, é algo subjetivo e razão da controvérsia na literatura médica.

Urina é indicativo
É consenso entre os fisiologistas que a sede já caracteriza um quadro de desidratação, por isso é encorajada a ingestão de água mesmo que não haja sede. A cor da urina é o melhor parâmetro para o leigo, porque serve como indicativo.

Neste caso, vale o bom senso. A urina escura, assim como a sede, já é um claro sinal de desidratação e, portanto, não deve ocorrer. Idealmente, a urina deve ser clara, levemente transparente.

Isotônicos
Há também a crença de que ingerir muito isotônico pode criar pedra nos rins. Isso também é referência individual. Teoricamente causa cálculo renal o excesso de sódio. O importante é usar o isotônico apenas com o propósito de reposição, quando houver desgaste e não como substituto da água.

Em termos gerais, tanto para água quanto para isotônicos o problema está no abuso, não no uso. É muito mais importante estar hidratado antes da prova, ao longo da semana, do que chegar no dia anterior e no dia da prova e querer recuperar tudo durante a mesma. 

Fonte: Site webrun.com.br


Nenhum comentário: