Quem sou eu

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Propriocepção para Corredores

Propriocepção sempre me interessou e, mais que isso, fez a minha corrida melhorar. Treinos proprioceptivos nos últimos 2 anos fortaleceram minha musculatura, melhoraram minha postura e melhoraram muito meu equilíbrio na corrida.


Vale a pena investir tempo em algumas sessões educativas com acompanhamento de um profissional da área.




A capacidade inconsciente de saber onde as partes do corpo estão em relação ao meio ambiente ajuda, e muito, na corrida


Os órgãos sensoriais (proprioceptores) que se localizam principalmente nos músculos, tendões, ligamentos e articulações são responsáveis por mandar as informações para o sistema nervoso central. As contribuições importantíssimas dos proprioceptores nos permitem executar um movimento uniforme e coordenado. Também ajudam a manter equilíbrio, postura corporal e o tônus muscular normal.

O treino proprioceptivo é realizado em superfícies instáveis. A instabilidade fornecerá ao organismo constantes oportunidades para avaliar a sua orientação no espaço, desenvolvendo e treinando a consciência corporal.

Ao correr no asfalto, por exemplo, e pisar em um buraco ou passar por alguma irregularidade no piso, os proprioceptores mandam a informação de alteração na posição do pé para o sistema nervoso, que remaneja o posicionamento do pé, adaptando-o àquela nova situação. Caso os proprioceptores falhem, o atleta corre o risco de ter uma torção ou até mesmo uma queda.

Nas lesões ortopédicas e desportivas, normalmente é identificado um déficit proprioceptivo que pode aumentar as chances de lesão. Os exercícios proprioceptivos são utilizados com frequência na reabilitação, mas funcionam também como atividade de treinamento para Corredores que necessitam de equilíbrio. Estudos provaram que déficits proprioceptivos podem melhorar com treinamento, evitando lesões. Existem 2 tipos:

1. EXERCÍCIOS ESTÁTICOS
Podem ser realizados com a tentativa de equilíbrio em uma mesma posição (parado), indo do apoio das 2 pernas para o apoio de uma perna só, ou primeiramente com os olhos abertos e, posteriormente, com os olhos fechados.



2. EXERCÍCIOS DINÂMICOS
Envolvem atividades como correr, saltar e aterrisar, progredindo de baixa para alta velocidade, de pouca para muita força.
Eles exigem que o Corredor perca e recupere rapidamente o equilíbrio para poder realizar a atividade. Além disso, o atleta deverá ser capaz de recrutar músculos com ritmo e sequência apropriados para permitir a realização do movimento uniforme e coordenado.

Alguns exercícios educativos também têm um efeito proprioceptivo, como no caso do skipping e haupserlaufen, pois treinam equilíbrio, coordenação motora e destreza do gesto desportivo. Por isso, não deixe de praticá-los. A propriocepção pode melhorar a sua corrida!

SKKIPING: elevação alternada de joelhos até a altura dos quadris, correndo sem sair do lugar. Promove sensação de leveza e relaxa a musculatura

HAUPSERLAUFEN: corrida, mas alternando com saltos com elevação dos joelhos e coordenado trabalho de braços



Fonte: Revista WRun - jan 2012





2 comentários:

Ruy Barbosa Jr disse...

De fora parece coisa boba e fácil. É só experimentar para perceber o quanto isso é difícil e importante. Show!!!

Rivania disse...

100% de acordo, Ruy!

Eu também era descrente. Achava que era fácil até começar a fazer.
Achava que não agragava até começar a sentir os efeitos na minha corrida e nas minhas provas.

Faz muita diferença! E não é fácil!