Quem sou eu

sábado, 24 de março de 2012

Acerte na dose


Na busca por melhorias na performance, muitos corredores e triatletas buscam suplementação alimentar para suprir eventuais faltas de vitaminas. Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes em grande quantidade e variedade atinge a recomendação diária. O corredor precisa ficar atento às fontes de vitaminas, pois necessita de todas.

Os polivitamínicos só devem ser utilizados quando a alimentação não supre a necessidade do indivíduo ou quando há uma deficiência instalada. Mesmo as vitaminas sendo benéficas ao organismo, em excesso podem trazer prejuízos. O ideal é que o uso seja acompanhado por um profissional da área, para que não haja excesso caso a pessoa já consuma outros suplementos ou alimentos fortificados.


Vitaminas C e E para treinos fortes
No caso da necessidade de suplementação, a dosagem das vitaminas pode variar conforme o tipo de atividade, duração e frequência de exercício. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, atletas em regime de treinamento intenso devem ter aporte de vitamina C e E entre 500 e 1.500 mg/dia. 
Em relação aos polivitamínicos, o consumo deve ser feito junto a refeições, para otimizar a absorção. No caso das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) estas são melhores absorvidas na presença de gordura, por exemplo, o azeite de oliva.

As vitaminas mais importantes para Corredores são a C e a E, por serem antioxidantes. A falta destas pode causar lesões e danos em células do organismo. Atenção às vitaminas do complexo B, que são importantes, pois participam de diversos processos metabólicos e da produção de energia.

O uso indiscriminado de suplementos pode trazer complicações ao organismo no longo prazo. A vitamina C, por exemplo, pode levar a formação de cálculos renais, alteração do equilíbrio ácido-base do organismo e deficiência de vitamina B12. Altas doses de vitamina A e vitamina E diminuem os efeitos da vitamina K, importante para a coagulação sanguínea.

Fonte: Site Revista The Finisher

2 comentários:

Soraia disse...

Excelente post.
Sempre tive dúvidas sobre a importância das vitaminas para esportistas e gostei principalmente de 1 coisas:
- que da pra gente se manter apenas se alimentando bem
- mas que dependendo da intensidade, algumas vitaminas são importantes numa dose maior

Vou falar com minha médica sobre isso em alguns dias!

Soraia

FELIZ CORRENDO disse...

tá bom que não ira aventurar-se nos triatlos da vida. Quando pegar gosto, só vai dar voce.rsrsrsrs
Bom descanso nadando.