Quem sou eu

domingo, 25 de março de 2012

Descanse ativamente


Depois de muito resistir, resolvi ouvir os pedidos e conselhos de pessoas que cuidam de mim no esporte e que sempre me recomendaram a natação como forma de descanso ativo.

Sim, agora estou nadando também. Não, não pretendo me aventurar no triatlo!

Esta foi apenas a forma que encontrei de descansar mantendo uma atividade aeróbica intensa e ainda incluir um terceiro dia de exercícios de força na minha rotina de treinos. E tem sido extremamente proveitoso.

Mas confesso que a parte da aula que mais gosto, é quando me mandam correr de ponta a ponta na raia!



Depois de sessões de treinos muito intensos, é essencial descansar o organismo para que a recuperação seja completa. Para melhoria plena da musculatura debilitada, o descanso ativo é de vital importância para atletas de nível intermediário em diante. Ele permite a recuperação da musculatura trabalhada e desgastada com mais rapidez, fazendo com que as fibras musculares recebam mais sangue, oxigênio e nutrientes necessários.

O descanso ativo restaura as estruturas musculares mais rapidamente do que se o atleta ficar totalmente parado. Em FC mais baixas, porém não as de repouso, o sangue flui mais rapidamente e transporta o oxigênio para as estruturas musculares, permitindo a recuperação antecipada.

Quando realizamos treinos ou provas fortes, geralmente produzimos ácido lático em excesso, responsável pela dor e dificuldade na contração muscular. No fim do treino ou prova, o corpo contém ácido lático residual e fibras musculares danificadas e chega-se ao fim do estoque de glicogênio. O descanso ativo resintetiza o ácido lático acumulado e garante que a circulação aumente suavemente permitindo a utilização de gordura como combustível e garantindo a reposição do glicogênio. O aumento da circulação também acelera a regeneração de fibras danificadas.

Atividades como natação, bike transport e deep running são algumas das indicadas para que a recuperação seja feita solicitando músculos diferentes dos que já estão “estressados”. A musculação é outra das atividades que é totalmente voltada para a corrida e pode ser bastante utilizada.

Indicam-se também sessões de caminhada ou trote leve, por aproximadamente 35’, mantendo a freqüência cardíaca bem baixa. No caso da natação ou bicicleta como opção de modalidade esportiva para o descanso ativo, devem ser feitos até 50 minutos.

Além de todos os benefícios já citados, o descanso ativo é também muito bom para o emocional do atleta, pois serve como uma forma de lazer que ainda o mantém ativo de uma forma diferente da usual.

Fonte: Site da Revista The Finisher e Site Copacabana Runners

2 comentários:

Leonardo disse...

Xiii, já vi tudo. Em 1 ano está contando pra gente aqui que vai fazer o Ironman! Seguraaaa!

Beijos,

Leo

Juliana disse...

Muito bom! Ja tinha ouvido falar muito de descanso ativo mas nao entendia bem o que seria isto.
E achava estranho dizer que da pra descansar se exercitando!!

Mas agora entendi que as vezes o corpo se recupera mais rapido em movimento que parado! Valeu!

Mas vamos combinar que conhecendo como te conheço, essa história de natação vai acabar é mesmo numa competição de triatlon...... kkkk

Beijao, amiga!

Ju