Quem sou eu

sexta-feira, 30 de março de 2012

Treinos Indoor


Tanto a esteira quanto a bicicleta ergométrica são adaptadas para realizar treinos indoor. Se por um lado ambas trabalham principalmente os membros inferiores, por outro têm uma diferença enorme quanto à execução de movimentos. 
Afinal, qual delas é mais indicada para você?


Tonificação ou Emagrecimento
A esteira trabalha mais partes do corpo, incluindo membros superiores. Ela vai movimentar sobretudo coxa, glúteo, panturrilha e abdome (devido à contração). O sistema cardiovascular também será bastante exigido e beneficiado.

Quanto maior o número de grupos musculares sendo utilizados, maior será o gasto calórico. A esteira pode queimar cerca de 15% a mais de calorias em comparação à bicicleta. Porém, o ideal é intercalar os treinos nos dois aparelhos para estimular o processo de emagrecimento e capacidade cardiovascular.

A bicicleta ergométrica é mais indicada para as pessoas que desejam aumentar tonificação muscular. Aliada aos treinos de musculação, ela pode gerar um efeito localizado. A esteira também pode tonificar membros inferiores através da regulagem da inclinação.


Cuidados Especiais

A esteira fornece maior impacto nas articulações e ligamentos – incluindo o tornozelo – por isso deve ser evitada por quem tem determinadas lesões. Pessoas com problemas no menisco ou na cartilagem do joelho devem optar mais frequentemente pela bicicleta ao invés da corrida.  

A bicicleta pode ser mais segura para pessoas iniciantes ou acima do peso devido à maior facilidade do controle e do menor impacto. Correr requer uma adaptação mais cuidadosa, pois o Corredor necessita de maior equilíbrio e predisposição para aumentar a velocidade progressivamente. Outra vantagem é que os sedentários perdem mais calorias na bicicleta, porque é mais fácil realizar a atividade por mais tempo em relação à esteira.

Isso não quer dizer que a bicicleta não apresente restrições: o tipo de flexão e movimento realizado pode forçar demais o joelho.  É fundamental estar atento à postura e regulagem para evitar problemas: o banco deve ser posicionado na altura do quadril e no comprimento adequado para não estender demais o joelho ou forçar os tendões.


A melhor opção continua sendo um balanço entre ambos os equipamentos já que os dois trabalham alguns grupos musculares diferentes e ainda permitem melhorar consideravelmente o rendimento aeróbico. 

Fonte: site da Revista WRun

Nenhum comentário: