Quem sou eu

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cuide da Lombar


Dores e lesões na região lombar de Corredores podem ser causados por desequilíbrios musculares. Durante a prática da corrida, há uma transmissão de energia dos membros inferiores para os membros superiores e vice-versa. Ou seja, os músculos envolvidos na mecânica da corrida não trabalham separadamente. Eles atuam de forma coordenada e interdependente para gerar uma cadência harmônica, fluida e eficiente.

A musculatura do tronco fica no meio do caminho dessa transmissão de energia, contraindo-se e relaxando constantemente a cada passada.

Estudos da década de 1990 mostraram que a ativação dos músculos do abdome (oblíquo interno e externo, reto abdominal e transverso) e da região lombar (principalmente os multífidos) acontece antes mesmo do início dos movimentos dos membros inferiores. Isso significa que existe um ajuste postural que se antecipa à ação das pernas.

Outras pesquisas identificaram que o transverso abdominal, cuja função era subestimada, é o principal estabilizador da coluna lombar durante o movimento. E pessoas que sofrem de dores nessa região ou sentem a musculatura fadigada – geralmente por excesso de treinamento – apresentam um limiar mais alto para ativar esse músculo. Isso acaba prejudicando a estabilidade do tronco durante a corrida, podendo causar microtraumas, dores e degeneração precoce da coluna.

Conhecendo um pouco melhor esses músculos, é possível afirmar que o fortalecimento não deve ficar focado apenas no abdome, mas também na região lombar. Por isso, inclua no seu treinamento sessões de fortalecimento do Core.

O Core é nosso centro de gravidade, responsável por manter a estabilidade da coluna e do quadril quando andamos, corremos, respiramos. Ter um Core mais forte significa ter mais equilíbrio e mais controle sobre o próprio corpo, o que é especialmente importante quando corremos em terrenos irregulares. Além disso, é o Core que protege a coluna vertebral, absorvendo o impacto da corrida e mantendo a postura correta mesmo quando o cansaço chega.


Corredores que negligenciam os exercícios abdominais e dorsais estão mais suscetíveis às dores nas costas, principalmente na região lombar. Por outro lado, corredores que trabalham bem essa parte do corpo tendem a economizar energia e a melhorar a técnica. Isso porque o Core distribui a energia gerada nos grupos musculares maiores (no caso da corrida, os quadris) para os grupos musculares menores (pernas, pés, braços). Quando o Core trabalha bem, pouquíssima energia é perdida em movimentos indesejáveis da coluna e do quadril.

Fonte: Revista WRun – Fevereiro/Março 2012  e  www.revistapilates.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Feito pra mim! A lombar resolveu dar o ar da graça...
Da-lhe fortalecer o core!
Obrigada Rivis!!
Bjs,
Andrea

Rodrigo Fonseca disse...

Boa, Rivis! Já estava com saudades desse blog! 

Completei 3 meses de Pilates e já  consigo sentir os efeitos positivos de um core reforçado e uma maior estabilidade na minha corrida. Há exercícios específicos para corredores, e a lombar (junto com os paravertebrais) merecem atenção especial.

Bjos.
Rodrigo Fonseca