Quem sou eu

domingo, 18 de março de 2012

Alimente sua Saúde

Comer é um grande prazer, além de fornecer energia para aguentar a rotina e fazer funcionar a complexa engrenagem que é o organismo. Graças à ciência, uma categoria de alimentos ganhou o nome de Funcionais e adicionou mais um benefício às escolhas corretas que você faz: proteger seu corpo contra doenças. Encontre aqui motivos de sobra para incluir os alimentos funcionais na sua lista de compras

Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte da lista dos funcionais. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e outros ítens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e sintomas da menopausa. São ditos funcionais, pois além da função nutricional básica, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde. Não é cápsula, não é tablete, não é suplemento. É alimento!

Importante lembrar que conta também o fato de que seu modo de vida (sedentário? ativo?) influencia na maneira como os alimentos agem no corpo, ou seja, eles podem funcionar melhor com seu amigo ou amiga.

Estes alimentos não são milagrosos. São capazes de oferecer benefícios quando a dieta é correta. Não adianta, por exemplo, se encher de peixe, arroz integral ou azeite de oliva apenas uma vez por mês. A regularidade tem papel chave na captura do benefício. E vamos reconhecer que dá um grande alívio saber que parte do trabalho de prevenir doenças pode ser de nossa responsabilidade!

Vamos à lista dos funcionais que vão funcionar bem na sua rotina e te fazer funcionar melhor!


(1) PEIXES MARINHOS


Salmão, sardinha, atum. Não à toa, o principal "ingrediente", o ômega 3, virou moda. Estamos falando de ácidos graxos que não são sintetizados por nosso corpo e que, por isso, são obtidos com a alimentação. Eles participam de diversos processos fisiológicos, como a melhora da gordura do sangue, ação antioxidante e melhor funcionamento do sistema imunológico. Eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças. Há evidências de sobra de que o ômega 3 não apenas ajuda a prevenir arritmias e infartos em pessoas saudáveis como também reduz a incidência de eventos cardíacos e de mortalidade em pacientes com doenças preexistentes. Outras pesquisas também sugerem que o alto consumo destes alimentos também ajuda a prevenir doenças crônicas relacionadas à obesidade.

(2) SOJA

Diversas substâncias presentes na soja estão relacionadas à saúde e ao bem-estar feminino. É o caso das isoflavonas. Elas têm a estrutura química semelhante à do estrógeno humano e, por isso, são também chamadas de fitoestrógenos. Quando absorvidas pelo organismo, atuam como estrógenos fracos e atenuam os sintomas da menopausa, como ondas de calor, irritabilidade, insônia e depressão.
Ainda reduzem os riscos de câncer de mama, útero e ovário.
E a soja ainda está relacionada à saúde cardíaca.




(3) SUCO DE UVA INTEGRAL

A uva escura também faz bonito por causa da ação de substâncias antioxidantes presentes especialmente em sua casca e sementes. Ela age diminuindo a viscosidade do sangue e prevenindo a formação de coágulos capazes de levar à proliferação de problemas cardíacos sérios.
Uva é também fonte de vitamina C, de ferro e potássio, portanto combate o envelhecimento precoce, e tem uma ótima quantidade de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.








(4) FRUTAS VERMELHAS

Framboesa, amora e morango. Ricas em vitamina C, importantes para manter a pele jovem e saudável, são também potentes para o sistema imunológico. Estas frutas têm flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.
Estas frutas podem melhorar a memória em idosos e serem aliadas no combate ao excesso de peso.

(5) CHÁ VERDE

O chá verde contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Entre as suas propriedades está também a de se ligar a compostos que blindam as células cerebrais, protegendo contra Alzheimer e demência. O chá verde também ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso.
Estudos recentes mostram que ele pode proteger seus olhos contra o glaucoma e outras doenças da visão.

(6) AVEIA

Coma aveia para cuidar do coração, combater o envelhecimento precoce e ainda turbinar o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel que reduz a absorção do açúcar. Todos as pesquisas mostram que a ingestão de aveia diminui os níveis totais de colesterol, bem como o LDL. Como é integral, pode ser consumida em dietas de perda de peso.
A aveia carrega poucas calorias e gorduras, além de fornecer vitaminas e minerais e contém compostos de função antioxidante.

(7) LINHAÇA

A linhaça merece palmas. Reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, que fazem o intestino funcionar melhor e turbinam a saúde cardíaca. É também rica em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e a manter seu coração batendo bem.
Possui uma substância chamada lignana, que se conecta a receptores celulares e funciona como o hormônio estrógeno. Ou seja, é uma ajuda e tanto no período da menopausa.

(8) MAÇÃ

Sabe aquele ditado em inglês "an apple a day, keeps a doctor away" (uma maçã por dia mantém o médico distante)? Faz todo o sentido.
A maçã contém susbtâncias relacionadas à prevenção do câncer, problemas cardíacos e inflamações. Suas fibras solúveis reduzem as inflamações associadas às doenças da obesidade e fortalecem o sistema imunológico ao aumentar a produção de uma proteína anti-inflamatória.


Boas refeições e lanches!


Fonte: Revista Women Health - junho 2011

2 comentários:

Rodrigo Fonseca disse...

Tem algum prêmio especial prá alguém que, no dia da publicação do post, vai pela 1ª vez numa nutricionista inspirado pela blogueira?

;)

Rivania disse...

Conte, conte como foi a consulta!
De algumas dicas para meus leitores!

E obrigada pelo "blogueira"! Uau!

Bjao!

Rivis