Quem sou eu

sexta-feira, 23 de março de 2012

Para meninas e meninos


Enganam-se os Corredores que consideram o fortalecimento dos glúteos como uma questão apenas da estética feminina. A região, principalmente o glúteo médio, é potente estabilizadora da região pélvica principalmente na fase na qual o membro inferior não realiza contato com o solo. 

Quando este músculo está fraco, observa-se queda excessiva da pelve durante a caminhada e a corrida, o que pode gerar alterações na biomecânica da coluna, quadril, joelho, tíbia e pé. Em conseqüência disso, o atleta apresentará maior risco de desenvolver lesões.
Músculos despreparados não são eficientes, fazendo com que a energia gerada pelo impacto vá para as articulações, principalmente do quadril e joelho. A falta de preparo também impede a postura ideal, aumentando o gasto energético.

Normalmente o Corredor não consegue identificar a falha no glúteo médio, pois as dores se manifestam em outras regiões. Quem não percebe o problema leva a área a uma sobrecarga mecânica, que pode causar lesões no joelho como a síndrome patelofemoral, ou problemas no quadril, tíbia e pé.

Fortalecer a região glútea corrige erros de postura, evita lesões no joelho e garante um melhor desempenho.

Alongamento
O trabalho de flexibilidade da região glútea não só complementa o fortalecimento como também colabora para uma passada sem sobrecargas.

 A união dos trabalhos de força e flexibilidade é fundamental para a performance. Quando o glúteo médio se encontra fora das condições ideais, não há como evoluir nos treinos, distância e velocidade, ou muito menos pensar em desempenho. Caso o Corredor insista, ele assume maior risco de lesões.

No vídeo de 3 mins do link abaixo, você encontrará 6 exercícios funcionais que contribuem para o fortalecimento do glúteo e podem melhorar a sua corrida.

http://youtu.be/EL4PtIgjYpo

Fonte: Revista The Finisher – jan e fev 2012

Nenhum comentário: