Quem sou eu

domingo, 4 de março de 2012

Deusas do Asfalto


Vênus é a deusa do panteão romano, equivalente a Afrodite no panteão grego. Seu nome vem acompanhado de epítetos como Citereia já que, segundo uma das versões de sua história, quando do nascimento, teria passado por Citera, onde era adorada sob este nome. É a deusa do Amor e da Beleza.

O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas. Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. 

Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, era cultuada como ideal da beleza feminina e possuía um carro puxado por cisnes.

Vênus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até as modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo também.

Os romanos consideravam-se descendestes da deusa pelo lado de Eneias, o fundador mítico da raça romana, que era filho de Vênus com o mortal Anquises.


Complexo não? Sim, complexa a história da deusa Vênus. A deusa do erotismo, da beleza e do amor. Muito feminina. Cheia de versões.

O prova do Circuito Vênus em SP na manhã de 4 de Março era feminina também. Um “panteão” de deusas.

Tinha deusa para todos os gostos. Profissional e Amadora. Discreta e Dançarina. De baby look da prova e Fantasiada. Cara lavada e Cara maquiada. Mas ao meu lado na largada, uma certa deusa me chamou a atenção: Ana Cristina, uma pequena de 11 anos, ao lado da deusa mãe Corredora e sob os olhos da deusa avó, do lado de fora das baias de ritmo. Não me contive, fui falar com elas. Ana Cristina me contou que é veterana, corria hoje sua 2ª Vênus. Deusa mirim que não parava de sorrir.

Ao contrário da história da deusa Vênus, complexa e repleta de versões, a versão do Circuito Vênus hoje foi simples e única: clima de festa no ar. Recorde Pessoal na mão. No relógio. Nos pés.

Não falo pelas 6.000 deusas Corredoras que ali estavam. Mas falo por mim e pelas minhas amigas: todas levaram para casa seus melhores tempos nos 5km.

Eu contabilizei um SUB 21 mins animador. Vai ser esse o ano dos meus 10km dos sonhos!

Gláucia, Daniele, Rosana, Rafaela e Patrícia também saíram de lá com a sensação de terem sido deusas do cronômetro. Todas detonaram seus, até então, melhores tempos nos 5km. E, como sempre, muitas promessas feitas entre nós de próximas provas e vôos mais altos.

E essas minhas amigas, deusas Corredoras, quando prometem... ninguém segura!

Andréa, você foi ausência sentida, mas compreendida. Athenas vem aí, deusa!

Foto da deusa Vênus. Fotos minhas com as minhas amigas, deusas do Asfalto! 
Retirada do Kit com 2 lindas deusas

Amiga da Rafa, eu e Rafa 
Rosana, Dani, eu e Gláucia
 

Mais um registro...


8 comentários:

Carla Rossi disse...

Quanta alegria numa turma de amigas! Vocês parecem mesmo transbordar energia.

Agora, sub 21 minutos significa que você fez cada quilometro em torno de 4 mins???? Vai cometa Rivis! Voa, voa, voa por aí e me ensina o segredo de acelerar assim. Orgulhosa de você, deusaaaa!!

Carla

Anônimo disse...

Vocês estão lindas e cheias de vida.
Impressionante como a corrida faz as pessoas mais bonitas em todos os sentidos.
Como profissional da educação física em vejo isso sempre.
Ri, parabens pelo tempo incrível!
Você é um sucesso.
Bjs,
Sergio

Anônimo disse...

Parabéns Rivis!! Sub 21 não é pra qq mortal!!
Lembra que vc me "iniciou" em Vênus 2011?
Desde então em 1 ano foram 5 medalhas, uma delas de 10k.
Voe Mestra!! E nos leve no seu vácuo!
Bjs e até Athenas!!
Andrea

Paty Rebello disse...

Querida!! Parabéns!! Você seeempre se superando, né? Um estímulo, um orgulho, um espelho pra todas nós. E nem preciso dizer o quanto gostei do acaso de Sábado, certo? Hehehe. Amei ter visto vc e Maluzinha =)

Beijãoo,

Paty

Rodrigo Fonseca disse...

Rivis, que prova fantástica!!! Tem 2 significados aí: o primeiro é um prêmio de reconhecimento por tantos anos de treinamento e disciplina no esporte; o segundo é o prenúncio de um ano fantástico, de recuperação do seu joelho e de marcas sensacionais que certamente você vai atingir!!! Estaremos aqui prá acompanhar e compartilhar dessas conquistas... Parabéns!!! Beijão.

Rodrigo Fonseca

PS.: no placar de PRs, agora eu tenho um 5k prá buscar! Esse ano vou tomar chinelada sua!!! kkkk

Célia Fellipelli disse...

Bom dia, Rivis!!! Sou a mãe da Ana Cristina... Queria te dizer que Ela completou a prova em 40 minutos. E que a avó dela também participou da corrida, ela não estava de fora não... Foram três gerações, participando com muito orgulho...
Bjs Celia

Anônimo disse...

fantástico post Rivis... adorei participar de mais circuito junto com essas deusas... e quanto a você..super, mega parabéns!!! Sabemos o quanto vc se dedica aos treinos e esse sub 21 veio para abrilhantar a abertura de 2012, tenho certeza que será perfeito, em vários aspectos. Particularmente estou super feliz com meu resultado nesses 5km...reduzi 5´18" no tempo total... Vênus 2012 foi melhor tempo nesse 1½ de treino....ahhh detalhe...Vênus 2011 foi minha primeira corrida de rua...feliz!!!! Obrigada pelo incentivo, apoio e companhia...as insuportáveis estão de volta...bjo. Glaucia Vilas Bôas

Rivania disse...

Muito, muito obrigada pelo carinho de vocês! A prova foi um show, estar entre amigas é um show ao quadrado!

Obrigada Carla, Sergio, Déia, Paty, Rodrigo!

Glau,
insuportáveisssss!! Prazer ter você como companhia tão assídua! Companheirona de provas.

Célia,
me desculpe pelo lapso! A vovó estava correndo também, que pena que não a vi!
Quando falamos antes da largada, entendi que ela estava de equipe de apoio.
Mande um beijo de parabéns para a Ana. Espero encontrá-la na Venus 2013 ou em outras provas.
Vou ficar feliz de receber a visita de vocês outras vezes neste blog.

Um beijo a todos!

Rivis