Quem sou eu

domingo, 8 de abril de 2012

Adeque a Musculação ao Objetivo


Quem pratica a corrida como esporte deve fazer musculação, goste ou não goste. Corredor que quer se manter correndo tem que fazer trabalho de fortalecimento muscular para melhorar o rendimento na corrida e prevenir lesões.

A primeira coisa que o atleta precisa definir é qual o tipo de prova que ele vai correr para então direcionar o tipo de trabalho de fortalecimento. Quem corre provas curtas, de velocidade (em pista) deve fazer trabalho de força e potência. Já os fundistas, que disputam distâncias mais longas, devem trabalhar a resistência e a potência.

Potência é a velocidade de saída, a explosão. Se você está correndo e precisa dar um sprint para não deixar alguém te passar ou para correr os metros finais de uma prova em busca daquele tempo alvo, é a potência que vai te proporcionar isso, não a força.

O treino de musculação também não deve abranger apenas as pernas. É importante que o atleta trabalhe a região lombar e abdominal, assim evita dor e postura errada na corrida. Quem corre maratona, por exemplo, fica uma média de 3 a 4 horas com o braço dobrado. Se não tiver um bom fortalecimento de bíceps e tríceps, o atleta não consegue ficar tanto tempo nessa posição. Por isso a importância de treino de resistência para esses músculos.

Tipos de Treino
(1) Resistência carga mediana e várias repetições, com velocidade de execução um pouco mais alta

(2) Força carga alta e poucas repetições, com movimentos lentos e constantes

(3) Potência carga de mediana para alta e poucas repetições (de três a quatro, divididas em várias séries), com movimentos rápidos

Periodicidade
Idealmente deve-se fazer musculação 2 vezes na semana, não mais que isso. Para Corredores amadores, a musculação deve ser feita em dias diferentes aos da corrida. Combinar treinos de corrida e musculação aumenta sobrecarga do músculo, aumenta risco de lesão e prejudica o rendimento.

Fase de Treinamento
Os Corredores podem mesclar os diferentes tipos de treino, desde que estejam de acordo com o que está sendo treinado no asfalto ou esteira. Se o Corredor está fazendo longa rodagem sem se preocupar com tempo ou velocidade, na musculação ele vai precisar fazer também o trabalho de resistência. Se está treinando tiro, ele deve fazer treino de potência na musculação. 

Fonte: site webrun.com.br

Nenhum comentário: