Quem sou eu

domingo, 29 de abril de 2012

A Fáscia Plantar



Uma das lesões mais comuns que ataca os pés dos Corredores é a Fasciíte Plantar. A fáscia plantar é uma estrutura fina e longa, localizada entre a pele e a musculatura do pé e que atua no suporte ao arco dos pés. Ao correr, um grande estresse acaba sendo concentrado nessa região e, algumas vezes, o excesso de treino ou determinados desequilíbrios podem machucar ou até mesmo rasgar esse tecido, causando dor e certa rigidez.

Quem pratica corrida e está acima do peso, tem o pé muito cavo ou possui uma flexibilidade deficiente apresenta um risco elevado de sofrer com essa lesão.

A dor originada pela fasciíte plantar atinge o calcanhar e a sola do pé, sendo sempre mais intensa após o treino e nos primeiros passos até se levantar. Porém, o incômodo diminuiu alguns minutos depois que você começa a andar.

As radiografias e as ressonâncias magnéticas são exames que auxiliam o diagnóstico e excluem outros tipos de problemas, como fraturas, tendinites e até tumores.

Durante o tratamento, é recomendado reduzir ou mesmo interromper a corrida temporariamente. Ao longo dessa etapa, opte por exercícios que não provocam impactos, como o ciclismo, a natação e a corrida dentro d´água (deep running).

O tratamento inicial do quadro implica na utilização de palmilhas, aplicações de gelo, alongamentos, fisioterapia, anti-inflamatórios e órteses noturnas (aparelho usado durante o sono, que promove o alongamento da fáscia).

Mas quando o problema não regride, o médico pode até receitar infiltração com cortisona e terapias por ondas de choque. A cirurgia é necessária apenas em um pequeno número de pacientes e ocorre após meses de tratamento conservador sem sucesso.

Ao sentir qualquer desconforto o mais indicado é procurar um especialista, pois um autodiagnóstico errado pode provocar diversos prejuízos à saúde e deixar o Corredor muito tempo afastado da corrida.

Fonte: Revista WRun  

Nenhum comentário: