Quem sou eu

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Corrida sem Erros



Depois de conquistar as primeiras passadas, Corredores buscam melhorar a qualidade dos treinos para obter maior rendimento. É o momento certo de pensar nos pequenos detalhes que farão a diferença no resultado final, assim como aperfeiçoar a noção de ritmo ou corrigir uma postura errada.

É mais difícil fazer as correções em atletas já experientes, portanto as correções devem ser feitas o quanto antes para que não se adquira vícios posturais e se perca eficiência na corrida.

Como essas mudanças na dinâmica da corrida exigem concentração, alguns profissionais da área são contra o uso de música, pois na opinião deles, isto desvia a atenção do movimento e perde-se a chance de conhecer melhor o próprio corpo.

Confira uma lista com erros mais comuns entre Corredores e veja o que precisa ser feito para corrigi-los.

*Ansiedade nos Primeiros Quilômetros
Exagerar na motivação é um erro comum entre iniciantes, que costumam largar em um ritmo acima do confortável e não conseguem terminar o treino devido ao cansaço. A dica é iniciar em um ritmo abaixo do que o Corredor está acostumado e aumentar gradativamente.

*Aumento do Volume de Treino
Intensificar a carga de treinamento em pouco tempo e de maneira inadequada pode expor o atleta a riscos e lesões, como a fratura por estresse. Por isso, a evolução deve ser tranqüila e gradual, levando-se em conta os critérios individuais.

*Posição da Cabeça
Corredores têm a tendência de olhar para baixo, atrapalhando a entrada de ar através das vias aéreas e comprometendo a postura cervical. É importante manter o olhar para frente.

*Posição dos Braços
Cruzar exageradamente os braços à frente, deixá-los semi estendidos para baixo ou com as mãos muito próximas do rosto não favorece o desenvolvimento das passadas. O ideal é manter uma abertura de 90 até 110 graus, sem deixar o cotovelo para trás da linha do corpo.

*Posição dos Joelhos
As articulações podem ser danificadas caso o Corredor mantenha os joelhos para fora ou para dentro. Exercícios educativos que trabalham a elevação alternada são recomendados para melhorar o alinhamento.

*Posição dos Pés
Correr na ponta dos pés e imprimir pressão muito forte na pisada são erros recorrentes. Finalizar a passada corretamente, o que significa iniciar com a parte anterior do pé e terminar na região dos dedos, garante a impulsão correta para o movimento através da utilização de todos os músculos propulsores da perna.

*Posição do Corpo
Manter o corpo levemente inclinado para a frente é indicado por favorecer a velocidade, bem como solicitar mais o abdome e reduzir o impacto na coluna. Preste atenção para não realizar movimentos giratórios com o tronco.

Fonte: site www.wrun.com.br

Nenhum comentário: