Quem sou eu

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Treino de Pista

Quem corre nas ruas conhece bem a sensação de liberdade. Tocar o asfalto, a terra, criar percursos recortando a cidade de ponta a ponta, lidar com aclives, raízes de árvores e obstáculos urbanos. Para esses corredores, percorrer repetidamente a mesma volta numa pista de atletismo pode não soar como um convite à diversão. Mas o treino em pista traz vantagens que só um terreno plano e um percurso curto podem proporcionar. Descubra como incorporá-lo à sua rotina e sinta a diferença!



Segundo o treinador e atual presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida), Nelson Evêncio, o percurso plano com marcações oferece as condições perfeitas para o atleta trabalhar velocidade e técnica: “a pista possibilita um melhor controle do ritmo e da frequência cardíaca. Além disso, o treinador pode ver o corredor o tempo todo, o que facilita a correção da técnica, o incentivo e até a diminuição do ritmo, caso esteja acima do programado”, explica. A repetição do percurso fortalece o foco e a concentração.

Diferentemente das ruas, a pista é um bom lugar para realizar treinos intervalados e exercícios educativos – como correção de postura, por exemplo. Por outro lado, fuja dela em dias de treino longo e sem intervalos, pois as curvas muito fechadas e sempre para o mesmo lado podem causar lesões. Mesmo assim, o treino na pista pode ser feito durante a preparação para corridas de longa distância: a dica de Evêncio é aquecer bem as articulações e investir em tiros longos, pouco intensos e com intervalos curtos. Em treinos de rodagem é bom alternar o sentido das voltas. Para distâncias menores, o ideal são tiros mais curtos, intensos e com intervalos que possibilitem uma recuperação quase completa do atleta.

Por não haver subidas ou descidas, o treino em pista pode ser feito com um tênis mais baixo, sem tanto amortecimento. Mas é preciso tomar cuidado com a intensidade, já que a pista dá uma sensação de segurança e liberdade. “É comum o atleta amador se empolgar demais com a emoção de correr numa pista”, comenta Evêncio. Por isso, controle-se e respeite o ritmo indicado pelo seu treinador.

Um detalhe que pode fazer a diferença na hora do treino é um relógio com laps, afinal, todo corredor pode perder as contas após uma dezena de voltas, e começar de novo pode ser a única solução. Para corredores que dispõem de uma pista oficial para treinar, é importante respeitar a regra de “boa convivência”: os mais rápidos ficam nas faixas internas, os mais lentos nas faixas externas.

Gostou de correr em pista? Não exagere: segundo os especialistas, este treino técnico deve ocupar no máximo 2 dias da semana, com dois dias de intervalo entre eles. Atletas profissionais podem fazer até três treinos por semana. Corridas na rua são importantes para aumentar a resistência e melhorar o tempo nas provas de média e longa distância, por isso não podem ser deixadas de lado. O ideal é combinar os dois tipos de treino no decorrer da semana.

Fonte: site Revista The Finisher

Nenhum comentário: