Quem sou eu

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Proteína Suplementada


As proteínas são macronutrientes compostos de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, primordiais em nossa alimentação, pois fornecem os aminoácidos essenciais que nosso organismo não é capaz de produzir.
O uso de suplementos protéicos é muito comum entre Corredores, Nadadores e Ciclistas, mas, muitas vezes são utilizados de forma errada e, ao invés de ajudar, podem até comprometer o desempenho e a saúde.
Um erro corriqueiro é a quantidade protéica ingerida antes e depois da prática da atividade física, pois, em geral, os usuários excedem a dose. E uma coisa é certa: nosso organismo possui uma reserva protéica muito reduzida e não consegue armazenar quantidades de proteína muito grandes. Portanto, seu uso exagerado poder causar danos renais e hepáticos, além de todo esse excesso ser eliminado na forma de creatinina (excesso de proteína na urina).
Outro processo bioquímico que ocorre com o excesso protéico é o aumento da lipogênese (formação de gordura), pois todo o excesso é convertido em lipídeo.
Uma dúvida muito freqüente entre atletas é qual o tipo de proteína deve-se utilizar antes ou depois do treino, no café da manhã e antes de dormir. O quadro abaixo faz uma  recomendação dos tipos de proteínas existentes no mercado e melhor momento para ingerí-las:

ALBUMINA
CONCENTRADA
ISOLADA
SOJA
HIDROLIZADA
CASEINATO
BCAA
MANHÃ
         x
             x



          x

PRÉ - TREINO
         x
             x



          x
         x
PÓS - TREINO


          x
x
            x

         x
NOITE
         x

         


          x



Albumina Proteína proveniente do ovo, mais especificamente da clara, que possui um alto valor biológico e um lenta absorção, propiciando seu uso principalmente no pré-treino e antes de dormir.
Whey Concentrada ou Mix Protéico – é uma mistura de proteínas globulares isoladas a partir de soro de leite. Geralmente utilizadas no pré-treino devido à média absorção.
Isolada Proteína de rápida absorção, tem bastante eficácia no pós-treino.
Soja – Proteína Isolada de Soja. Tem baixo valor biológico devido à baixa oferta de seus aminoácidos, mas pode ser usada por vegetarianos, pessoas com alergia ao soro do leite ou a lactose. Geralmente é utilizada no pós-treino.
Hidrolizada É a proteína de maior rapidez de absorção, muito utilizada no pós-treino.
Caseinato ou Micelar  – É a proteína do leite que tem liberação gradual. Pode proporcionar uma oferta protéica durante várias horas. Recomenda-se seu uso principalmente no pré-treino e à noite, antes de dormir.
BCAA (Valina, Leucina e Isoleucina) - Tem como principal função diminuir a fadiga muscular e acelerar a recuperação. Utilizado no pré-treino e no pós-treino.

Fonte: site www.ativo.com

Nenhum comentário: