Quem sou eu

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os sub-3h


Ahhh, essa casta de Corredores sub-3h...
Este texto serve apenas de informação para nós, Corredores, que sonhamos fazer um dia um 10km a 4'15"/km. Fazer este pace numa maratona é algo bem distante da maioria e o texto deixa isso claro. Verdade seja dita: poucos nesse mundo farão isso um dia!
O texto traz também à tona a "discussão" do quanto a genética e o lastro esportivo contribuem na alta performance.
Sub-3h não dá! Quem sabe um sub-4h...


"Para entender o que significa correr uma ma­ratona sub-3h, a um ritmo de 4’15”/km, basta observar algumas estatísticas. No Brasil, pou­quíssimos maratonistas amadores conseguiram a proeza em provas nacionais.
Em 2010, na mais rápida maratona brasileira que, em tese, é a Maratona de Porto Alegre, foram 73 homens e 4 mulheres. Já na quente, mas bem organizada, Maratona do Rio de Janeiro foram 67 corredores e 11 corredoras que atingiram a façanha, e esse número diminuiria razoavelmente se fossem ex­cluídos os atletas profissionais.

Mas então o que é necessário?
“Primeiro, genética”, dispara o técnico Mário Sérgio Andrade Silva, da Run&Fun, o que para muitos pode ser um tiro fatal no sonho das 3h, uma vez que DNA não é um atributo treinável. Para ser um bom atleta, é preciso herança gené­tica, constituição muscular e corporal e lastro esportivo, além de boa educação alimentar. O histórico esportivo deve ter sido desenvolvido com atividades dinâ­micas e de capacidade respiratória até os 19 anos. Além de muito treino.

Roteiro para ser sub-3h
1. O corredor precisa ter na muscula­tura fibras de contração predomi­nantemente lentas, com menor con­tração e maior resistência.
2. As fibras lentas estão presentes principalmente nos indivíduos lon­gelíneos (altos e magros).
3. Realizar testes de resistência defini­rá a relação de massa magra/gorda. A capacidade pulmonar e cardiovas­cular também é muito importante para um corredor de alto rendimento.
4. O principal fator para determinar o tempo de uma maratona é ser capaz de manter a velocidade e os bati­mentos cardíacos no limite de 80% da frequência cardíaca máxima.
5. É preciso também apresentar exce­lente qualidade e preparo muscular, para aguentar a resistência e endu­rance de uma maratona."


Fonte: Site da Revista “The Finisher”

Um comentário:

Reginaldo disse...

Impensável uma maratona em menos de 3 horas! Pra ser sincero nem sabia que amadores fazem menos de 3 horas.

Tem que ter mesmo uma capacidade de manter o ritmo e uma resistência incríveis.

Parabéns a esses sub 3 horas, aos sub 4 horas, a qualquer maratonista.

Regi